Salsa é uma mescla de ritmos tais como o son montuno, o mambo, cha-cha-chá e a rumba cubana. Recebeu, ainda, influências do merengue (da República Dominicana), do Calipso de Trinidad e Tobago, da cúmbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança correspondente ao estilo musical é caracterizada pelo compasso quaternário.
A salsa foi criada na década de 1940 em Havana (Cuba). Nos Estados Unidos, debutou no Hotel Saint-George, no Brooklyn (Nova Iorque), onde o grupo LeBrón Brothers, de origem porto-riquenha, entusiasmou o público no início dos anos 1970. Daí, se espalhou entre as comunidades latino-americanas nos Estados Unidos e Porto Rico, depois em Cuba, Venezuela, Colômbia e outros países de língua espanhola. Nomes como Tito Puente, Celia Cruz, Johny Pacheco, Hector Lavoe e Willie Colón (La Fania) se tornaram expoentes do gênero.
Nos anos 1980, a salsa foi invadida pelo merengue da República Dominicana e também pela música disco. Neste momento, surgiu uma nova geração de músicos como Frankie Ruiz, Eddie Santiago e Luis Henrique, que começaram a mudar o panorama da música latina criando a chamada "salsa erótica" - para muitos, uma traição do próprio caráter da salsa, machista, forte, ligada às ruas. No entanto, esta salsa erótica ou sensual trouxe nova atenção ao gênero.
Na década de 1980, a salsa se espalhou pelo México, Argentina, Europa e chegou ao Japão, onde surgiu a Orquestra de La Luz, banda onde todos os integrantes são japoneses. Enquanto isto, o ritmo do merengue se tornava mais e mais popular em países como Porto Rico e era o ritmo que embalava as discotecas de música latina.
Um país no qual se produziu, nos últimos anos, uma expansão da salsa com maior vigor é a Colômbia, destacando-se Joe Arroyo, o grupo Niche e a orquestra Guayacán. Entre os híbridos mais recentes da salsa, destacam-se os chamados "mereng-house", a "salsa merengue" e "salsa gorda".
Espalhar um pouco de varias tradições de dança para todo mundo e para aprender mais sobre a dança. A dança é uma forma de expressar os nossos sentimentos através dos nossos movimentos corporais. No entanto existem vários estilos de dança que iremos colocar aqui.
segunda-feira, 22 de maio de 2017
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Twerk
Twerk é um estilo de dança em que grande parte dos movimentos se concentram nos quadris e em agachamentos. O nome é provavelmente uma junçã...
-
Semba é um dos estilos musicais angolanos mais populares. A palavra semba significa umbigada em kimbundo. O cantor Carlos Burity defende q...
-
Twerk é um estilo de dança em que grande parte dos movimentos se concentram nos quadris e em agachamentos. O nome é provavelmente uma junçã...
-
O zouk (pronuncia-se "zuque"), é um ritmo originários das Antilhas Francesas de Guadalupe e Martinica. Autores de música Charle...
Sem comentários:
Enviar um comentário